As principais competências gerencias de um gestor são identificadas e avaliadas a
partir da qualidade e desempenho dos seus colaboradores; atualmente se discute
bastante sobre os verdadeiros fatores motivadores dentro de uma organização:
plano de Carreira, dinheiro, ambiente favorável. Porém, já está mais do que
comprovado que a motivação dentro das organizações se faz presente a partir de
um conjunto de aspectos relevantes para a qualidade do exercício das atividades
desempenhadas diariamente.
Motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do individuo e que é dirigido em direção aos objetivos que possam satisfazer essas necessidades.
O gestor dentro de uma organização não é apenas um líder, é sobre tudo mediador
da atuação, participação e envolvimento, buscando ser referencia através da
cumplicidade da delegação de tarefas. O líder direciona as ações, confiante no
potencial dos seus colaboradores, para exercer com qualidade este papel é de
fundamental importância que o gestor traga consigo algumas virtudes como:
iniciativa, determinação, prol atividade, o hábito de saber ouvir e de estar aberto
para sugestões.
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